quinta-feira, 29 de agosto de 2013

QUESTÕES DO FILME - O NEVOEIRO

1. Após uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência." Esta é a sinopse do filme “O Nevoeiro”. Descreva três personagens do filme destacando suas personalidades.
2. Em “O Nevoeiro” nem todos os que estão no supermercado acreditam na mesma coisa, apesar de estarem passando por circunstâncias semelhantes. Explique pelo menos duas posições sobre o acontecimento.
3. De que maneira o fanatismo religioso da Sra. Carmody é apresentado no filme?
4. Em meio a luta pela sobrevivência e os conflitos que ocorrem em meio ao desespero, comente sobre uma atitude de relevância ética apresentada no filme.
5. Ao aproximar-se o término do filme, “a origem do Nevoeiro misterioso” é explicada e um “desfecho surpreendente” é apresentado. Partindo da reflexão de “quem são os verdadeiros monstros” e “onde estava efetivamente o perigo” (fora ou dentro do supermercado) , explique estas quatro questões destacando também sua opinião.

QUESTÕES DO FILME "AS AVENTURAS DE PI"

1. "A fé é uma casa de muitos quartos", diz o já adulto Pi em determinado momento. COMENTE o sentido desta expressão tendo como base a mensagem do filme.
2. O pai de Pi era ateu e sua mãe religiosa. Como Pi conseguiu conciliar razão e fé em sua experiência?
3. Durante toda sua vida e principalmente após o naufrágio Pi teve de lidar com diversos conflitos, inclusive para poder sobreviver. Cite um desses conflitos, destacando uma postura ética empregada.
4. Durante um determinado momento no bote Pi afirma “ as palavras são tudo que eu tenho para me agarrar”. Qual o sentido desta expressão em sua luta pela sobrevivência?
5. Pi adulto diz para o escritor canadense que sua história o convencerá a acreditar em Deus. Então,usa duas versões do mesmo episódio para ilustrar duas abordagens com relação à realidade: uma mais coerente e lógica; outra mais fantástica e imaginativa. Ao final, ele pergunta qual é a “melhor história”. Em sua opinião, qual a melhor história e por que?